A real sobre o Pós parto

Se quando você pensa em Pós Parto, essa é a imagem que vem a sua mente, você precisa ( ou poderia) ler esse texto.



Ter um filho, é sem dúvida a experiência mais marcante que passamos em nossa vida, é emoção pura, é um transbordar de amor que humanamente não conseguimos expressar.
Mas, é também um momento de transição do nosso corpo e da nossa alma, que tira tudo do eixo, que nos tira da zona de conforto e nos deixam vúlneráveis ao extremo.
E, o que eu vejo hoje em dia, é que poucas pessoas tem a coragem de contar a sua amiga grávida o que é de fato o pós parto.
Mas, as revistas, a tv, tenta mostrar que a vida segue normal, que a vida não muda, e no meu ponto de vista, isso custa muito caro para a mulher que acredita no que é mostrado, e isso, acaba trazendo uma tristeza e uma frustração que poderia ter sido evitada.
Aqui, nesse meu canto, não quero contar sobre a maternidade colorida, pois já tem meios de mais que faz isso, eu quero de alguma forma, tentar evitar que você espere o que que não vai acontecer.
Se você quiser saber, a verdade mesmo, sem pudores, sem romances, pode continuar a leitura!

- No pós parto você tem uma queda hormonal significativa, então é comum você se pegar chorando, muito cansada, querendo fugir.

-No pós parto você sangra, e não é tipo uma menstruação, é um sangramento grande, que pode variar o fluxo, mas, você vai sangrar, e por 40 dias mais ou menos.
Já imaginou uma menstruação de 40 dias?
Pois é isso que vai acontecer!!

- No Pós parto você terá que amamentar, é um momento lindo?
Sim!
Mas você pode ter alguns contratempos, como uma fissura nos mamilos, que pode sangrar, e vai doer.
Pode ser também que você não tenha condições de amamentar, e isso não fará de você menos mãe, cada corpo é único, e nem sempre ele funciona como queremos.

- No pós parto você raramente estará vestida lindamente, com cabelos escovados e maquiada.
Salvo os dias que eu receberia visita, minha vontade era de passar o dia de pijama, de meia e com cabelos presos, e não por relaxo, mas por puro cansaço.
O bebe dorme por 3 horas, e nesse tempo você precisa tomar banho, comer, ir ao banheiro, e ao menos que voc6e tenha uma cozinheira e uma diarista, você precisará fazer a sua refeição, lavar as roupas, estender, ou seja, as 3 horas voam.

- No Pós parto você vai sentir uma tristeza, uma agonia, normal.
Eu tive depressão pós parto, e o que eu mais ouvia era: Você devia era agradecer a Deus pois sua filha nasceu saúdavel!
E sim, eu agradecia a Deus, mas se sentir assim é normal.

- No pós parto sua vida vai parar, e a dos outros vai continuar!
Eu me lembro, que olhava pela janela, e pensava que minha vida nunca mais voltaria ao normal, parecia que só eu estava vivendo aquela solidão, e na verdade, era apenas eu mesmo, afinal, quem pariu tinha sido eu rs.
E sabe, esse "retiro"é importante, tanto para o corpo quanto para a mente.
Hoje eu entendo isso!

- No pós parto você vai ouvir muitos, mais muitos pitacos.
De todo tipo, dos mais variados e dos mais absurdos.
Eu aprendi a sorrir e acenar( e mandar a merda mentalmente).
Não acredite na amiga, na mãe, na curandeira, na comunidade de mães do Facebook.
Você tem o melhor filtro que uma mãe poderia ter: O Instinto!
Acredite no seu instinto e por favor, não coloque foto da fralda de coco do seu filho lá na comunidade de mães, porque fora dali, vai virar comentário e piada, é verdade!

Ser mãe, parir, trazer outra vida ao mundo, requer de nós um esforço sobre-humano, em todos os sentidos, e, hoje, somos "ensinadas"a amar incondicionalmente, a amamentar até dois anos, a parir de parto natural, mas, poucas são as mulheres, que falam abertamente dessa parte dificil, que deixam marcas sim, mas que também contribuem para nosso crescimento.

E não, jamais, meu intuito é fazer com que você desista de ser mãe, pelo contrário, eu quero é que você consiga ser uma mãe normal, que sabe o que virá pela frente, e vai tentar se preparar para isso.
E você amiga que já passou por isso, o que pode nos ensinar?

Um beijo grande!




1 comentários:

  1. Máh disse...:

    Olá! Meu filho nasceu há três anos e eu ainda não voltei aos trilhos... Foram tantas as coisas que aconteceram logo após ele nascer que isso ainda me estremece em inúmeros momentos!
    Tive uma gestação extremamente turbulenta, mas sempre pensei (grande, enorme engano!) que tudo aconteceria da maneira mais natural assim como sempre vemos nas fotos de amamentação do ministério da saúde...
    Tudo aos avessos! Ouvia da minha mãe e da minha sogra que eu tinha obrigação de estar feliz e a única coisa que eu queria era sair correndo pelo mundo e nunca mais voltar!
    Não escondo isso das pessoas, mas já fui muito criticada por assumir que tenho depressão pós parto e mesmo assim a vida tem que seguir.
    Ainda bem que existem pessoas que admitem que a maternidade não é esse lindo mundo colorido!
    Bj

Postar um comentário

COMENTE AQUI