A real sobre o Pós parto

Se quando você pensa em Pós Parto, essa é a imagem que vem a sua mente, você precisa ( ou poderia) ler esse texto.


Ter um filho, é sem dúvida a experiência mais marcante que passamos em nossa vida, é emoção pura, é um transbordar de amor que humanamente não conseguimos expressar.
Mas, é também um momento de transição do nosso corpo e da nossa alma, que tira tudo do eixo, que nos tira da zona de conforto e nos deixam vúlneráveis ao extremo.
E, o que eu vejo hoje em dia, é que poucas pessoas tem a coragem de contar a sua amiga grávida o que é de fato o pós parto.
Mas, as revistas, a tv, tenta mostrar que a vida segue normal, que a vida não muda, e no meu ponto de vista, isso custa muito caro para a mulher que acredita no que é mostrado, e isso, acaba trazendo uma tristeza e uma frustração que poderia ter sido evitada.
Aqui, nesse meu canto, não quero contar sobre a maternidade colorida, pois já tem meios de mais que faz isso, eu quero de alguma forma, tentar evitar que você espere o que que não vai acontecer.
Se você quiser saber, a verdade mesmo, sem pudores, sem romances, pode continuar a leitura!

- No pós parto você tem uma queda hormonal significativa, então é comum você se pegar chorando, muito cansada, querendo fugir.

-No pós parto você sangra, e não é tipo uma menstruação, é um sangramento grande, que pode variar o fluxo, mas, você vai sangrar, e por 40 dias mais ou menos.
Já imaginou uma menstruação de 40 dias?
Pois é isso que vai acontecer!!

- No Pós parto você terá que amamentar, é um momento lindo?
Sim!
Mas você pode ter alguns contratempos, como uma fissura nos mamilos, que pode sangrar, e vai doer.
Pode ser também que você não tenha condições de amamentar, e isso não fará de você menos mãe, cada corpo é único, e nem sempre ele funciona como queremos.

- No pós parto você raramente estará vestida lindamente, com cabelos escovados e maquiada.
Salvo os dias que eu receberia visita, minha vontade era de passar o dia de pijama, de meia e com cabelos presos, e não por relaxo, mas por puro cansaço.
O bebe dorme por 3 horas, e nesse tempo você precisa tomar banho, comer, ir ao banheiro, e ao menos que voc6e tenha uma cozinheira e uma diarista, você precisará fazer a sua refeição, lavar as roupas, estender, ou seja, as 3 horas voam.

- No Pós parto você vai sentir uma tristeza, uma agonia, normal.
Eu tive depressão pós parto, e o que eu mais ouvia era: Você devia era agradecer a Deus pois sua filha nasceu saúdavel!
E sim, eu agradecia a Deus, mas se sentir assim é normal.

- No pós parto sua vida vai parar, e a dos outros vai continuar!
Eu me lembro, que olhava pela janela, e pensava que minha vida nunca mais voltaria ao normal, parecia que só eu estava vivendo aquela solidão, e na verdade, era apenas eu mesmo, afinal, quem pariu tinha sido eu rs.
E sabe, esse "retiro"é importante, tanto para o corpo quanto para a mente.
Hoje eu entendo isso!

- No pós parto você vai ouvir muitos, mais muitos pitacos.
De todo tipo, dos mais variados e dos mais absurdos.
Eu aprendi a sorrir e acenar( e mandar a merda mentalmente).
Não acredite na amiga, na mãe, na curandeira, na comunidade de mães do Facebook.
Você tem o melhor filtro que uma mãe poderia ter: O Instinto!
Acredite no seu instinto e por favor, não coloque foto da fralda de coco do seu filho lá na comunidade de mães, porque fora dali, vai virar comentário e piada, é verdade!

Ser mãe, parir, trazer outra vida ao mundo, requer de nós um esforço sobre-humano, em todos os sentidos, e, hoje, somos "ensinadas"a amar incondicionalmente, a amamentar até dois anos, a parir de parto natural, mas, poucas são as mulheres, que falam abertamente dessa parte dificil, que deixam marcas sim, mas que também contribuem para nosso crescimento.

E não, jamais, meu intuito é fazer com que você desista de ser mãe, pelo contrário, eu quero é que você consiga ser uma mãe normal, que sabe o que virá pela frente, e vai tentar se preparar para isso.
E você amiga que já passou por isso, o que pode nos ensinar?

Um beijo grande!